A marca da panificação tem nome: Motasa. O Moinho Taquariense foi construído em 1953 por Heinz Friedrich Elter na cidade de Taquari. A Motasa pauta sua trajetória na dedicação e empenho de seus colaboradores para alcançar a constante satisfação de seus clientes e o controle rígido para obter produtos de alta qualidade.
Os altos investimentos feitos pela empresa demonstram um compromisso pela qualificação de produtos, serviços e processos. A inovação e aperfeiçoamento contínuo são as marcas do trabalho desempenhado ao longo dos anos.
anos
0
toneladas / dia
+0
capacidade do silo
+0
Tradição e inovação
Fundada em 1953, a Motasa tem se dedicado à produção de farinhas de alta qualidade. Com um legado de inovação e compromisso com a excelência, a empresa continua a ser um marco na indústria alimentícia.
Inovação contínua
Qualidade Garantida
Compromisso sustentável
Linha do tempo da motasa
1953
Antônio Maria e Cia. Ltda decide investir em um moinho de trigo na cidade de Taquari, onde tinha uma fecularia, e encomenda máquinas da Indústria Máquinas Condor em Porto Alegre, empresa em que Heinz Elter era sócio.
1954
Alteração do nome para Moinho Taquariense Ltda. A produção inicia com 1500 quilos por hora e 36 toneladas por dia.
1966
Heinz Elter adquire o Moinho Taquariense.
1967
Heinz Elter adquire mais cotas de moagem e transforma o moinho em operação com capacidade para 60 toneladas em 24 horas.
1980
Ampliação da produção para 90 toneladas por dia, aumentando a capacidade estática de armazenagem ao construir um silo de concreto vertical para 9000 toneladas de grãos.a.
1983
Construção do armazém graneleiro para 8000 toneladas junto com um terminal fluvial com capacidade de 450 toneladas por hora de carga de grãos em carregamento de barcaças no Rio Taquari.
1985
Graneleiro é duplicado em sua capacidade estática passando para 17000 toneladas.
1992
A empresa desenvolve tecnologia própria e lança as misturas para panificação sob a marca Pré Pronta.
1994
Empresa migra todo seu quadro de gestão para Taquari, que antes era parte em Porto Alegre. A moagem do moinho passa para 120 toneladas por dia.
2000
Aumento da capacidade para 180 toneladas por dia e ampliação do setor de Vendas.
2013
60 anos de Motasa e aumento da capacidade de moagem para 300 toneladas por dia.
2015
Forte investimento em automação da planta fabril com sistema moderno de supervisório na moagem e envase. Ampliação na capacidade de silos de farinha e farelos. Aquisição de máquinas modernas voltadas para envase e paletização com tecnologia da Haver.
2016
Mudança nas embalagens passando de ráfia para papel e modernização do layout.
Motasa vence seu primeiro Prêmio Baker Top em 2016, ganhando destaque na premiação em todos os anos desde então.
Inauguração do Centro Técnico e lançamento da linha Food Service.
Início das atividades de moinho dedicado para produção de farinha 100% integral.
2018
Crescimento das vendas e aumento da participação no mercado nacional, consolidando a Motasa como marca premium no setor.
2020
Falecimento do fundador Sr. Elter, aos 93 anos.
Inserção das Boas Práticas de Fabricação.
Início da implantação do processo de Governança Corporativa com a instauração do Conselho de Administração.
2021
Seguindo uma tendência mundial, a Motasa desenvolve a linha de produtos Artesã para o mercado de pães de fermentação natural e pizzas de longa fermentação.
2023
Motasa completa 70 anos.
Moinho Taquariense fica em 18º lugar entre as 50 Melhores Empresas Para Trabalhar, na categoria Indústria, no ranking da consultoria Great Places To Work e ganha a certificação como um dos melhores lugares para se trabalhar no Brasil.
2024
Ampliação com arrendamento de moinho em São Sepe/RS.