Nota Moinho Taquariense Ltda

Prezados, O Moinho Taquariense Ltda fez um Plano de Contingência frente a pandemia da doença pelo SARS-COV-2 (COVID-19), que está disponível para todos os colaboradores e autoridades, pois o diálogo e a transparência sempre foram marcas dessa empresa que gera empregos há 66 anos no município de Taquari.

O momento é delicado, mas vem mostrando que juntos somos mais fortes.
O Moinho Taquariense – Motasa – diante da Covid 19, desde o início adotou todos os cuidados e segue diversas orientações no intuito de preservar seus colaboradores, familiares e a comunidade. Segue um breve resumo do que estamos fazendo:

CRONOLOGIA DAS AÇÕES IMPLANTADAS

As informações estão organizadas conforme a cronologia das decisões tomadas pela empresa (Direção e Grupo de Trabalho Covid-19):

Março/2020

- Adequação do refeitório diminuindo a capacidade para 15 pessoas, respeitando o distanciamento de 1,50 metro com barreira na mesa de acrílico:

a) Substituição do sistema de autosserviço de buffet, passando à utilização de porções individuais em que somente a funcionária do restaurante “Boliche” serve os usuários;

b) Retirada intercalada dos assentos dos bancos, aumentando o distanciamento entre eles, permitindo o afastamento seguro.

- Adoção de DDS (Diálogo Diário de Segurança), feito pela diretoria da empresa a todos os funcionários, respeitando o distanciamento seguro, com temas voltados à informação e atualizações das práticas de controle e mitigação implantadas pela empresa.

- Adoção do uso obrigatório de máscara em qualquer espaço da empresa, inclusive com o fornecimento das mesmas a quem não disponha, no que se refere aos prestadores de serviço/terceiros e visitantes. No caso dos funcionários, a TODOS foi fornecido ao menos 02 (duas) máscaras higienizáveis, tendo disponíveis a qualquer tempo para imediata substituição ou reposição.

- Alterações de horários de entradas e saídas das equipes de produção e manutenção para evitar o encontro ou aglomeração junto ao vestiário.

- Criação de um grupo de WhatsApp “Pandemia", com Direção, gerentes e RH.

- Definição pela diretoria, desde o início da pandemia, a respeito da manutenção integral do prêmio assiduidade caso necessite faltar por estar sentindo algum sintoma. Essa medida foi adotada no intuito de que as pessoas não deixem de falar o que estão sentindo por receio de terem alguma perda financeira.

- Direção, gestores, RH e Segurança do Trabalho passaram a assistir todas as lives ou videoconferências possíveis com o tema, no intuito de ampliar o conhecimento sobre os cuidados, orientações, prevenções, alterações na legislação e etc., para a atualização constante e com o propósito também de multiplicar o saber com os demais dentro da empresa.

- Disponibilização de álcool em gel 70% em todos os locais de maior circulação, e nos acessos aos setores de trabalho dentro das instalações.

- Disponibilização de um contato (RH) para o acompanhamento e/ou encaminhamento dos funcionários e familiares que não estão se sentindo bem emocionalmente neste período de tantas mudanças, inseguranças e receios. Essa medida foi adotada no intuito da empresa sempre estar atenta e perceber a importância da saúde mental de seus funcionários e familiares.

- Disponibilização de uma bacia de contenção com pano (capacho para sanitização) com solução de hipoclorito de sódio, junto a portaria com a finalidade de higienização dos calçados.

- Implantação de uma rotina de Avaliação Eletrônica de Temperatura e Check-list de saúde na portaria, onde 100% dos funcionários, Prestadores de serviço e/ou visitantes serão avaliados a qualquer tempo, no momento do acesso, ou seja, a cada ingresso (ou reingresso por intervalo, etc.).

- Suspensão de reuniões presenciais que não sejam discutidas e aprovadas pelo GT Covid-19, optando-se sempre quando possível ás reuniões por vídeo e/ou áudio conferência. Realização de reuniões somente ao ar livre ou por meio eletrônico (Skype).

Abril/2020:

- Aplicação de uma pesquisa de satisfação por e-mail, com o auxílio da ferramenta Google Forms, no intuito de medir o nível de satisfação e segurança dos funcionários com as medidas que estamos adotando, como também coletar sugestões de novas providências. Todas as sugestões foram avaliadas e estão sendo colocadas em prática dentro do possível.

- Concessão de férias e home office a cerca de 42% dos funcionários de todos os setores, priorizando aqueles do grupo de risco. Os funcionários em atividade estão divididos em 03 (três) turnos.

- Demarcação do piso com a indicação do distanciamento seguro, no local de espera e junto ao relógio ponto.

- Eliminação dos bebedouros de jato inclinado ou de uso comum em todos os setores.

- Intensificação da higienização dos locais de trabalho e de circulação após cada turno de atividade, utilizando-se álcool em gel 70% (setenta por centos) ou hipoclorito de sódio 0,1% (água sanitária) em as áreas de circulação (refeitórios, vestiários e áreas de convivência), superfícies de toque (cadeiras, maçanetas, portas, corrimão, apoios em geral e objetivos afins).

- Retirada de todos os bancos das áreas de vivência e lazer da empresa, sendo substituídos por cadeiras.

- Sanitização dos locais de maior circulação de pessoas, com aplicação de hipoclorito de sódio 0,1% (água sanitária) ou outro desinfetante indicado para este fim.

- Suporte diário por aplicativo WhatsApp para funcionários em isolamento por motivo de suspeita ou algum familiar na mesma situação.

- Testagem semanal dos funcionários, ocorrendo por agrupamento traçado pelo Recursos Humanos conforme características de mapeamento de risco interno.

Maio/2020

- Mais afixação de cartazes ou avisos informativos e/ou orientativo em todos locais de maior fluxo da empresa, tais como portaria, refeitórios, áreas de convivência, mural eletrônico, murais dos setores.

- Aplicação de questionário aos funcionários, diretamente na portaria por ocasião do ingresso, com propósito de acompanhamento de sintomas de funcionários e familiares (estejam eles em quarentena ou permanecem eles trabalhando, especialmente caso esses locais já tenham casos confirmados). Sendo constatada alguma anormalidade o funcionário e esse retorna após o teste que a empresa fornece de forma gratuita.

- Isolamento da área do buffet, onde somente a profissional do restaurante tem acesso e aproximação à linha de servir.

- Orientação constante para a higienização, sendo reforçado o uso de álcool gel, visto que esta prática já era normal dentro da empresa.

- Oportunidade de receber a vacina da gripe na empresa: funcionários e dependentes. Para os funcionários de forma gratuita.

Para garantir a saúde e bem-estar de nossos colaboradores, clientes e parceiros várias medidas, como as descritas acima estão sendo adotadas. Nossa diretoria e o GT Covid-19 estão monitorando todo o cenário e acompanhando para que, diariamente, todas as normas sejam cumpridas e novas medidas sejam adotadas caso seja necessário, conforme a orientação da OMS. A empresa está engajada na proteção individual e coletiva.